A 23 de abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
A data tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população.
Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e ainda, elementos fundamentais no processo educativo.
Atividades
No Dia Mundial do Livro decorrem várias ações de promoção dos livros e da leitura, organizados por livrarias, associações culturais, escolas, universidades e outras entidades. Neste dia, algumas livrarias promovem compras de livros com descontos.
Uma sugestão de celebração é partilhar a(s) sua(s) obra(s) preferida(s) com os outros. Outra sugestão é começar a ler um novo livro.
Origem da data
A UNESCO instituiu o Dia Mundial do Livro em 1995. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial.
No dia 23 de abril de 1616 faleceu Miguel de Cervantes. Também no dia 23 de abril, em 1899, nasceu Vladimir Nabokov. O dia 23 de abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare.
A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e para o desenvolvimento económico.
Livros famosos
-
Os Lusíadas, Luís Vaz de Camões
-
A Ilíada, Homero
- As Mil e Uma Noites
- A Bíblia
-
Os Três Mosqueteiros, Alexandre Dumas
-
Os Miseráveis, Victor Hugo
-
Dom Quixote, Cervantes
-
Romeu e Julieta, William Shakespeare
-
Lolita, Vladimir Nabokov
-
Crime e Castigo, Fiódor Dostoiévski
-
Guerra e Paz, Liev Tolstói
-
1984, George Orwell
-
Oliver Twist, Charles Dickens
-
As Aventuras de Tom Sawyer, Mark Twain
-
O Velho e o Mar, Ernest Hemingway
-
O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald
-
A Metamorfose, Franz Kafka
Leia também sobre o Dia do Livro Português, comemorado em 26 de março.